São Tiago, 23 de Junho de 2017 :: 38 visitantes online.

Administração Municipal entrega EPIs para servidores que trabalham com lixo

Publicado em 06/04/2017 16:38:11

“Devidamente paramentados”. É assim que já estão trabalhando os 23 servidores da Unidade de Tiragem e Compostagem de Resíduos Sólidos (UTC) mais os oito coletores do caminhão de lixo de São Tiago

A Administração Municipal entregou 31 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os servidores que trabalham na UTC e no caminhão de coleta urbana na manhã dessa quinta-feira (06).

Entre os equipamentos estão botas, luvas, máscaras, óculos e aventais, que agora estão de acordo com as normas do Ministério do Trabalho.

Jeane Dark Santos fica na linha de frente da separação do lixo que chega à UTC. Ela afirma que com os EPIs inadequados, o serviço era como uma batalha. Precisava se proteger de forma improvisada para não se machucar ou contrair alguma doença.

“Os EPIs não atendiam nossas necessidades. As máscaras eram sem respirador, as luvas não eram maleáveis. Chegou ao ponto de termos que reaproveitar detergente e sabão que vinham no lixo para lavarmos as mãos”, declara Jeane.

Outra separadora da UTC, Rosinéia Aparecida Santiago, também travava uma guerra com os EPIs antigos. Agora, ela respira aliviada por ter seus direitos assegurados com os novos materiais entregues pela Administração.

“O mais importante é que a máscara que recebemos tem respirador. Sem ele, eu passava mal com problemas respiratórios. As luvas também são muito melhores, elas são mais maleáveis, o que não nos obriga a forçar tanto as mãos para abrir as sacolas de lixo”, comemora Rosinéia.

As duas colegas fazem coro ao ressaltar a importância dos EPIs adequados. “Nos sentimos mais seguras para manejar o lixo. Nossa qualidade de vida vai melhorar bastante. Além disso, o novo material nos permite aproveitar mais os resíduos que chegam à UTC”.

A coordenadora da Unidade, Ivanice Campos, reitera. “Todos esses EPIs são importantes para garantir a integridade física dos servidores, que lidam diretamente com vidro, latas, lixo de banheiro e até seringas. Os novos equipamentos trazem mais segurança e melhores condições de trabalho”, avalia.

“A olhos vistos”

A recuperação da UTC cresce a olhos vistos. Desde que tomou posse, a Administração tem lutado – e conquistado – melhorias na infraestrutura do local. O técnico de controle ambiental da UTC, Marcelo Sandim Nascimento, comenta sobre as mudanças.

“Materiais como caixa de leite e papelão passavam pela triagem. Mas depois eram postos a céu aberto, o que desvalorizava a mercadoria. Agora, eles vão direto para o galpão de prensagem, que reorganizamos este ano”, diz Nascimento.

Com a reestruturação da UTC, os recursos gerados para o município também tendem a aumentar. “Ao prensarmos e armazenarmos os recicláveis de forma correta, a qualidade da mercadoria é melhor para a venda, feita por meio de leilões”, completa Nascimento.

As melhorias vão continuar. Nos próximos dias, será instalado um filtro industrial de água para consumo. Já que na UTC os bebedouros passaram por uma depreciação com o tempo e não foram trocados. Com isso, os trabalhadores bebem água sem tratamento.

Também já está sendo feito um projeto para recuperar a área de aterro sanitário da UTC, local que recebe os rejeitos. O espaço das valas, que tinha expectativa de vida de 25 anos, foi todo utilizado até o final de 2016.